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Ademir Júnior (Brasil) - Saxofone e Clarineta

Um dos grandes nomes do saxofone da atualidade, Ademir Júnior é maestro, educador e mestre na improvisação. Na clarineta dá continuidade ao legado deixado por Paulo Moura, mesclando à improvisação jazzística a riqueza da música brasileira. Com seis CDs gravados, destaca-se o CD intitulado O Brasil do Saxofone em parceria com Baptiste Herbin, gravado ao vivo no clube do choro após uma turnê na França pelo mesmo projeto. Em 2002 gravou Gratidão, em 2007 Vitória na Cruz e, em 2009, Brasilidades, com participação especial de Hermeto Pascoal. Em 2013 juntou-se ao saxofonista Bob Mintzer, lançando o álbum Camaleão, que foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira. Em 2015 gravou Camaleão II – Sensações, com ênfase em ritmos nordestinos. 

Alexandre Razera (Brasil) - Viola

Natural de Piracicaba, onde iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Escola de Música de Piracicaba. Dentre seus principais professores no Brasil estão Celisa Amaral Frias, Marcelo Jaffé e Elisa Fukuda, com quem estudou até 1998, ano em que foi comtemplado com uma bolsa de estudos da Fundação Vitae para integrar a Academia Karajan da Orquestra Filarmônica de Berlim. Durante dois anos esteve sob orientação de Wielfried Strehle, fez turnês, concertos e gravações sob a batuta de maestros como Claudio Abbado, Simon Ratle, Daniel Baremboim, Lorin Maazel, dentre outros. Dando sequência aos estudos, ingressou no curso de Bacharelado da Universidade de Artes de Berlim, tendo como professor Ulrich Knoerzer. Atuou como primeiro violista de inúmeras orquestras, dentro e fora do Brasil, tais como: Orquestra da Rádio e Televisão Eslovêna de Ljubljana, OSESP, OSB, dentre outras. Trabalhou por diversos anos junto à Orquestra do Festival de Lucerna, Filarmônica de Berlim, Mahler Chamber Orchestra e diversos grupos de música de câmera por toda a Europa. Integra regularmente o corpo docente de Festivais por todo o país, como o Festival de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba, CIVEBRA (Brasília), FEIMEP (Piracicaba), entre outros. Foi o idealizador e presidente da banca julgadora do II Concurso Nacional de Violas e organizador e diretor artístico do III Encontro Nacional de Violas, ambos realizados na cidade de Curitiba (PR). Atualmente, além de desenvolver intensa atividade solística e camerística pelo Brasil e exterior, é primeiro violista e ensaiador da Camerata Antíqua de Curitiba.

Bernhard Lörcher (Alemanha) - Violoncelo

Nasceu em Freiburg, Alemanha.  Desde muito jovem participou de importantes turnês com a "Bundesjugendorchester" por diferentes países da Europa. Vencedor do Concurso Nacional para Juventude na Alemanha (1994) e Concurso Mendelssohn em Berlim (1996). Foi aluno do Professor Martin Ostertag na Escola Superior de Música de Karlsruhe, onde se formou com nota máxima. Posteriormente concluiu sua formação em música de câmara na Escola Superior de Música de Viena, com o Quarteto Alban Berg. Apresenta-se como solista e camerista em vários festivais, como o Ludwigsburger Schlossfestspiele; Händel Festspiele; Schleswig-Holstein Musik Festival (Alemanha); Festivais na França (Aux-en-Provence), Suíça (Luzern Festival e Sommets Musicaux Gstaadt), Itália, Espanha, China e no Brasil (FEMUSC em Santa Catarina e NEOJIBA em Salvador). Realizou várias gravações para a Rádio Rundfunk na Alemanha e CDs com obras de Ligeti, Popper e toda a obra de câmara de Tanejev, pelos selos CPO, Hänssler Classik e SWR Studios. Desde 1999 é o primeiro violoncelista da Orquestra Filarmônica de Stuttgart.

Daniel Bolshoy (Canadá / EUA) - Violão

Renomado violonista canadense, é mestre pela Universidade de Denver (EUA). Atualmente é professor e exerce o cargo de chefe da divisão de violão da Universidade de British Columbia School of Music e também é chefe do departamento de violão da Vancouver Orchestra Orchestra School of Music.  Atuou como solista de orquestras do Canadá e de várias partes do mundo, incluindo: Filarmônica da Cidade do México, Orquestra de Câmara de Israel, Sinfonia Beer Sheva (Israel), Orquestra Sinfônica de Volgograd (Rússia), Sinfônica do Novo México (EUA), Vancouver Orquestra Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Toronto, Philharmonia de Toronto, Sinfônica de Edmonton, Filarmônica de Calgary, Orquestra Sinfônica de Nova Brunswick, Sinfônica de Kamloops, Filarmônica de Vancouver, Sinfônica da Ilha de Vancouver, Sinfônica de Peterborough, Orquestra do Festival de Huntsville, Sinfônica Red Deer, Sinfonia dos Kootenays, Sinfônica de Oakville, Etobicoke Philharmonic, Manitoba Chamber Orchestra e Orquestra de Câmara de Ottawa.  É frequentemente convidado para participar de prestigiados festivais internacionais, incluindo Guitar-Gems (Israel), Tabula Rasa (Rússia), Abbey Bach (United Stated), Festival Internacional de Música em Macao, GuitarfestWest (Calgary), Halifax Guitar Festival, Music and Beyond (Ottawa), Festival de Música do Rio Indian, Festival de Primavera de Guelph, Festival de Música Elora, Festival de Artes Westben, Festivais de Música de Câmara do Festival das Artes, Ottawa e Vancouver International Chamber Festivals e muitos outros.  Seu nome é reverenciado em importantes salas de concerto e, em suas turnês, fez várias estreias mundiais, além de realizar gravações na Espanha, Canadá e Estados Unidos.

Erci Inokuchi (Brasil) - Musicoterapia

Natural de São Paulo, iniciou estudos musicais no Coral Infantil ECO, como membro fundador, sob orientação do Prof. Teruo Yoshida. Formou-se em piano no Conservatório Souza Lima (1980) e graduou-se no curso de Bacharelado em Instrumento (piano) pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP-1981), sob orientação da Profª Beatriz Balzi. Diplomou-se no curso de Flauta de Bizel, sob orientação do Prof. Roger Cotte. Estudou regência coral, especializando-se em formação de coros. Formou-se no Curso de Especialização em Musicoterapia no Centro Universitário do Conservatório Brasileiro de Música (RJ-2002). É Master no método músico-psicoterapêutico Bonny, de Imagens Guiadas e Música, pela Agruparte (Espanha) e Instituto Atlantis (EUA-2009). Única musicoterapeuta brasileira, formada no Método Bonny, credenciada como Fellow da AMI (Association of Imagery and Music). Atuou como pianista solo, de câmara e de vários corais, apresentando-se em importantes teatros no Brasil e exterior. Foi pianista e assistente do maestro do Coro Infantil da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e integrante do Grupo de Música Antiga do Instituto de Artes do Planalto (UNESP), como 1ª flauta. Participou profissionalmente dos Corais Farrambamba, do estado de São Paulo, da Faculdade Paulista de Medicina e Cia Coral. Professora regente de vários coros infantis (SP). Radicada em Brasília desde 2012, atualmente dedica-se à prática clínica de musicoterapia, atuando também como professora de piano, flauta e regente de coros. Fundadora e atual regente do Coral Nipo Brasileiro do Distrito Federal, com o qual apresentou-se recentemente em Valência (Espanha).

Gedeão Lopes Oliveira (Brasil) - Trompete

Nasceu em 7 de março de 1966 em Sobradinho (DF) e iniciou seus estudos de trompete aos 12 anos de idade com o maestro Antônio Félix da Silva. Em 1981 ingressou na Escola de Música de Brasília, onde estudou com os professores Reynaldo F. Coelho e Alexandre Suzano. Participou de vários grupos da Escola de Música de Brasília: Conjunto de Música Barroca, sob a orientação do Prof. Felipe Silvestre; Banda Sinfônica da EMB, sob a orientação do Prof. Reynaldo Coelho; Orquestra Sinfônica da EMB sob a orientação dos maestros Levino Ferreira de Alcântara e Emílio de Cézar; Brasília Popular Orquestra (BRAPO) com o maestro Manuel de Carvalho; Quinteto de metais da EMB com o Prof. Raimundo Martins; e Quinteto Brasilian Brass, com o Prof. Michael Mendelson. É primeiro trompete Solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro desde 1985. Estudou com os professores David Magoo (USA), David Drisem (USA), Gilberto Siqueira (São Paulo), Reginaldo Farias (São Paulo), Nailson Simões (UNIRIO) e Sharlie Schulueter (Boston Symphony).

Iramar Rodrigues (Brasil / Suíça) - Educação Musical

Nascido no Brasil, é professor do Instituto Dalcroze em Genebra (Suíça). Cursou Música - Piano, no Conservatório Musical de Uberlândia e na Faculdade de Artes de Uberlândia, onde foi professor durante alguns anos. Seguiu sua formação no Instituto Inter-Americano de Educação da Universidade do Chile, onde se tornou especialista em Educação Musical. Foi professor de Didática e Pedagogia da Música no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. Iramar Rodrigues é um dos difusores da rítmica de Dalcroze no mundo. Pianista por formação, encontrou em Dalcroze a pedagogia mais próxima do ser humano. "É através do ser humano que aprendemos a sentir a música. A educação é por e para a música." Jaques-Dalcroze ofereceu, há mais de 100 anos, uma pedagogia revolucionária para a música, a dança e o teatro. Atualmente Iramar Rodrigues é professor de Rítmica, Solfejo, Improvisação e Pedagogia do Solfejo, cargos que ocupa desde 1975, por concurso, no Instituto Dalcroze (Genebra-Suíça).

João Luiz Areias (Brasil) - Trombone

Professor da UNIRIO, obteve seu bacharelado pela UFRJ e Mestrado pela UNIRIO, onde cursa o Doutorado em Práticas Interpretativas. Ministrou cursos nos mais importantes festivais de música do Brasil e no exterior como, por exemplo, o Festival em Tanglewwod da Boston University–TMC (2014 e 2017) e no Festival Trombonanza (2016). Foi Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas (2003/2007), além de atuar como membro do Board of Advisers da International Trombone Association. Atualmente é 1º trombone da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Como camerista lançou o CD Tributo a Gilberto Gagliardi, com o Quarteto Brasileiro de Trombones e, junto ao Art Metal Quinteto, o CD Henrique Alves de Mesquita -Músico do Império do Brasil (2013). Em 2011 estreou a Sonata para Trombone e Orquestra de Alexandre Schubert, com a Orquestra Petrobrás Sinfônica. Em 2013, participou como solista da primeira gravação do Réquiem de Mozart com instrumentos originais realizada na América Latina, junto à Orquestra Barroca do XXIV Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. Organizou e coordenou o I, II e III Festivais Internacionais de Trombone da UNIRIO. Foi o responsável pelo artigo em homenagem ao trombonista Radegundis Feitosa Remembering Radegundis, publicado na ITA Journal (2014). Na música popular se destaca pela participação em musicais (Company, Ópera do Malandro, Orfeu da Conceição, Hello Dolly, Como vencer na vida sem fazer força, Crazy for you, e outros), em gravações e shows com grandes nomes da MPB como, por exemplo, Chico Buarque, Edu Lobo, Emílio Santiago, Bibi Ferreira, Hebe Camargo, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, entre outros.

Laurent Albrecht Breuninger (Alemanha) - Violino

Depois de conquistar o segundo prêmio no Concurso para Violino Rainha Elisabeth, na Bélgica, em 1997, Breuninger tornou-se o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores, desde a sua primeira edição, em 1953. No mesmo ano, recebeu o prêmio de melhor composição pelo seu Quarteto de Cordas N.1, nos Concertos de Verão de Brandemburgo. Os prêmios são o ponto alto de uma série de concursos ganhos pelo violinista. Destaque para os concursos em Brescia (Itália, 1984), Belgrado (Iugoslávia, 1986), Praga (República Tcheca, 1992), Berlin e Montreal (Canadá, 1995). Estudou, de 1981 até 1988, com Josef Rissin, na Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), onde se formou com nota máxima. O músico continuou a se aperfeiçoar com grandes violinistas como Henryk Szeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e Ivry Gitlis. Apresenta-se como solista e camerista em vários festivais como: Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D’Élysées (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros. Em 1997 gravou um CD com obras para violino e piano de Mendelssohn, Brahms, Breuninger e Wieniawsky. Gravou para a Radio WDR as obras para violino e orquestra de Eugène Ysaÿe e, em 2001, para a Radio de Colônia, as obras para violino solo deste mesmo compositor. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os quatro concertos para violino de Karol Lipinsky e a obra completa de George Enescu. Em 2012, juntamente com a pianista Ana Flávia Frazão, gravou toda a obra para violino e piano de Villa-Lobos, CD que foi lançado na Europa pelo selo Telos. Foi professor de violino na Escola Superior de Música de Hamburgo entre 1998 e 2002 e, atualmente, é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe.

Marcelo Barboza (Brasil) – Flauta Transversal

Associate of the Royal Academy of Music em Londres, é igualmente respeitado pela solidez de seu trabalho orquestral e pela versatilidade como solista e camerista. Seus professores de flauta foram Mikhail Malt, Jean Noel Saghaard e Antônio Carlos Carrasqueira na USP, onde se formou Bacharel. Completou seus estudos de Especialização e Mestrado na Royal Academy of Music e na University of London (Inglaterra), tendo estudado com William Bennett, Sebastian Bell, Richard Taylor e Lisa Beznosiuk (flauta barroca). Foi flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) de 1994 a 2002; ao mesmo tempo, desenvolveu uma sólida reputação na Europa, pontuada por gravações para o selo britânico Meridian Records e Dacapo na Dinamarca. Depois de um período vivendo na Suécia, regressou a São Paulo no início de 2006, para assumir o posto de 1ª flauta da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Atuou na Ópera Real de Estocolmo, Orquestra de Câmara de Odense e na Carl Nielsen Filarmônica. Marcelo é professor de flauta na Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) em São Paulo; já ministrou cursos nas academias de Estocolmo, Piteå e Odense, e nos festivais de Campos do Jordão, Brasília e Virtuosi em Recife. Desenvolve trabalho com o violonista Fábio Zanon, a harpista Paola Baron e as pianistas Clélia Iruzun e Lídia Bazarian.

Milton Masciadri (Uruguai / USA) - Contrabaixo

Natural de Montevideu, Uruguai, iniciou seus estudos com o pai; é filho de terceira geração de uma família de executantes do contrabaixo. Em 1982 partiu para os Estados Unidos, onde realizou seus estudos de mestrado e doutorado sob orientação de Gary Karr, Julius Levine e Lawrence Wolfe. É professor de contrabaixo na Universidade da Geórgia (EUA) e acadêmico da Sociedade Filarmônica de Bolonha na Itália, a mais antiga escola de música da Europa. Já deu masterclasses na Juilliard School, na Escola de Música de Manhattan, no Conservatório de Paris, na Escola de Musica Guildhall, de Londres, no Conservatório de Moscou, no Conservatório de Milão e na Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros. Como solista, apresenta-se frequentemente com orquestras no Brasil, Uruguai, Espanha, Itália, onde tocou no La Scala, Alemanha e outros países da Europa, além dos EUA, onde tocou no Carnegie Hall. Participa como professor convidado em diversos festivais de música nos Estados Unidos e Europa. Seu entusiasmo pelo repertório contemporâneo do contrabaixo faz com que frequentemente seja o primeiro a tocar e gravar muitos compositores sul-americanos e norte-americanos, inclusive em trabalhos com a Unesco e a Funarte. No ano de 2015 foi agraciado com o Prêmio Leonardo da Vinci para as Artes do Conselho Mundial de Cultura.

Nuno Viveira (Portugal) - Interpretação Lied

Estudou em Lisboa com José Manuel Beirão e, como bolsista da Fundação Gulbenkian, em Viena, com Leonid Brumberg, e em Londres com Geoffrey Parsons. Apresenta-se regularmente como pianista acompanhador de lied, em Portugal e outros países, com grandes nomes internacionais, como Gundula Janowitz, Peter Weber, Peter Jelosits, Ulla Gustafson, Gabriele Fontana, entre outros. Realizou em Portugal muitas primeiras audições de obras de compositores como Schönberg, Webern, Wolf, Von Einen, Sckreker, Korngold, Weil, Bernstein, Britten. Em primeira audição mundial, obras de João Madureira, Carlos Caires, Constança Capdeville, Paulo Brandão. Autor de diversos projetos de síntese musical com áreas como a pintura, o teatro e a poesia. Foi coautor, com Yvette Centeno, do programa de rádio O Texto e a Música. Colabora regularmente em espéctaculos de teatro e cinema, como intérprete e autor de bandas sonoras. É professor na Escola Superior de Música de Lisboa. Alguns trabalhos, gravações e apresentações: CD com a integral para canto e piano de Luís de Freitas Branco e Joly Braga Santos; CD com a obra para canto e piano de Fernando Lopes-Graça, com Elsa Saque; CD com obras de Lopes Graça nunca antes gravadas com Ana Maria Pinto e João Rodrigues; CD com obras de Viana da Mota; recital Mozart em Viena com Peter Weber, Peter Jelosits e Gabriele Fontana; recital Poulenc em Grenoble com Jenniffer Smith; Winterreise de Schubert, com Peter Weber; recital Fernando Lopes Graça na Assembleia da República; recital de inauguração do novo Forum Luísa Todi em Setúbal (2012), com a soprano Elisabete Matos; foi correpetidor no filme The Giacomo Variations de Michael Stürminger. É Doutor em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa (2015).

Raphael Alexandre Lustchevsky (Polônia) - Piano

Doutor em Performance Musical, o premiado pianista polonês pertence aos artistas mais renomados de sua geração, apresentando-se pela Europa, Austrália, Oriente Médio, Ásia, África do Sul, América do Norte e do Sul. Desde 2001, é Artista Steinway na "Lista de Artistas de Steinway & Sons" em Nova York. Também conhecido como Artista Montblanc, por sua gravação do Concerto para piano nº 1 de Chopin, com a Orquestra Philharmonia das Nações em Hamburgo, no "Tributo a Chopin" de Montblanc Meisterstück, por ocasião do 150º aniversário da morte do compositor polonês. Participa de festivais de música internacionais de renome como: Festival de Lucerna, Pianoforte a Bellinzona (Suíça), Oranienstein Festwochen (Alemanha), Festival d'Orleans (França), Festival Lipatti (Romênia), Festival Internacional de Verão Carlisle (Reino Unido), Sarayevo Winter (Bósnia), Octobre Musicale (Tunísia), Festival Cervantino (México), Festival Chopiniana (Argentina), Festival Internacional de Piano (Malásia), Festival Palm Beach (EUA). Na Polônia participou dos festivais: Internacional Chopin (Duszniki), Mozart (Varsóvia) e a Primavera de Cracóvia. Considerado especialista das obras de Chopin, realizou inúmeros recitais de piano no Museu do Nascimento de Chopin em Zelazowa-Wola. É um dos graduados proeminentes do professor Andrzej Jasinski, presidente do júri no Concurso Internacional Chopin em Varsóvia e professor do maestro Krystian Zimerman. Fez gravações para a Swiss Classical Radio (DRS2), a Polish Radio SA, a Radio Eslovena, a Australian Broadcast Corp (ABC) na Austrália, a National Public Radio (NPR) nos EUA, o Fujisankei Group no Japão, Megavisión no Chile. Com a Orquestra Filarmónica Polonesa Sinfonia Baltica, fez a primeira gravação mundial do Concerto para Piano dedicado a ele pelo compositor polonês Krzesimir Debski.

Ricardo Righini (Brasil) - Percussão

Nascido em São Paulo, formou-se em percussão pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob orientação de Mario Frungillo e John Boudler. Vencedor do Prêmio Eldorado de 1986. Foi primeiro percussionista da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Fez curso de especialização na classe superior de percussão do Conservatoire de Musique de Genève, sob orientação de Yves Brustaux, William Blank, Robert Van Sice e Emmanuel Sejourné. Nesse período participou regularmente como convidado da Orchestre de la Suisse Romande, do Ensemble Contrechamps e dos concertos do Centre Internationale de Percussion (CIP). Em junho de 1994 passou a integrar o naipe de percussão da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e, desde sua reestruturação em 1997, assume o cargo de 1º percussionista, onde tem atuado sob a regência de maestros como: Marin Alsop, Frank Shipway, Kurt Mazur, Kristian Jarvi, Neeme Jarvi, Krisztof Penderecki, Sir Peter Maxwell, Davies, Eiji Oue, entre outros. Com a OSESP tem se apresentado nas principais salas de concertos do mundo, como a Concertgebouw, Beliner Philharmonie, Tonhalle de Zurich, Royal Albert Hall, Salle Playel-Paris, Grosses Festpielhaus Salzburg, Brucknerhaus, Konzerthaus de Viena, Victoria Hall de Genebra, KKL Luzern Saal,Mechanics Hall de Massachussetts, entre outras. Foi professor da classe de percussão da Faculdade Cantareira entre 2005 e 2013. Desde 2013 é professor da classe de percussão da Academia de Música da OSESP.

Sandro Haick (Brasil) – Música Popular

Multi-instrumentista, arranjador, produtor, diretor musical, técnico de gravação e mixagem e compositor. Sandro Haick é um dos músicos mais completos do Brasil na atualidade. Em 2007 lançou seu primeiro CD solo, Sandro Haick Caminhando, pela gravadora Eldorado e produziu o CD Conterrâneos de Dominguinhos, ganhador do Prêmio Tim da Música Brasileira. Em 2009 lançou o CD gravado em Recife, Sandro Haick e Luciano Mango - Duo Viva Dominguinhos, e o primeiro DVD de Dominguinhos, o qual também produziu, lançado pela Globo Nordeste. Em 2010, mais um DVD e CD de Dominguinhos, Iluminado Dominguinhos, gravado no Teatro da Caixa Cultural RJ; este trabalho lhe deu em 2012 o Grammy Latino de Direção Musical. Em 2013 lançou seu segundo trabalho solo, CD e DVD Sandro Haick “KAKO”, gravado ao vivo no Mosh Studios. Em 2015, Haick e seu pai, Netinho, lançaram pela Gravadora Eldorado uma super produção em DVD e CD Os Incríveis Ao Vivo, gravado no Teatro Bradesco SP, comemorando os 50 anos do Grupo, com a atual formação. Ainda em 2015, assinou um novo e exclusivo contrato com a empresa de guitarras, baixos, violões Tagima e de bateria Nagano, primeiro multi-instrumentista brasileiro a ser apoiado pela empresa, como representante de todos os seus produtos. Foi também convidado pela Tagima/Nagano para tocar e representar o Brasil na Expomusic da China em Shanghai e, em 2017 e 2018, em seu stand na Namm Show em Los Angeles. Atua constantemente na área do ensino musical; nos últimos seis anos foi convidado para participar de festivais e cursos, workshops, master classes, aulas em grupos e individuais por todo o Brasil.

Susana Gaspar (Portugal) - Canto

Estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, na Guildhall School of Music and Drama (GSMD) - Licenciatura e Mestrado em Música - e no National Opera Studio (Londres), tendo sido subsidiada pela Royal Opera House (ROH). Também recebeu apoio financeiro de Dipesh e Anne Shah, da Worshipful Company of Cordwainers, do Derek Butler Trust, da Fundação Calouste Gulbenkian, além de lhe ter sido outorgado o Vasconcellos Award. Foi laureada com o Basil Turner Prize (British Youth Opera), e os prémios de Lied/Mélodie, Canção Portuguesa, Associação Musical do Algarve, além do 1º Prêmio da 4ª Edição do Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. Foi a representante de Portugal no Cardiff Singer of the World 2013. Entre os papéis operáticos incluem: Gilda (Rigoletto – Verdi) para Nevill Holt Opera, Mimì (La Bohème - Puccini) para Grange Park Opera e British Youth Opera (Londres), Violetta (La traviata - Verdi) para Hawke’s Bay Opera (Nova Zelândia), Clarice (Il mondo della luna - Avondano) com os Músicos do Tejo, Josephine (Comedy on the Bridge - Martinu), Lauretta (Gianni Schicchi - Puccini) e Vi (Blue Monday - Gershwin), estes últimos no Teatro Nacional de São Carlos. Já se apresentou em concerto e recital em Londres, Winchester, Cambridge, Birmingham, Cardiff, Lisboa, Porto, Zurique, e também na França, Malásia e México. Em 2015 foi convidada para integrar o elenco de solistas da oratória Die Schopfung (Haydn), para celebrar os 40 anos da Orquestra Sinfónica Simón Bolívar em Caracas (Venezuela), obra dirigida por Gustavo Dudamel. De 2011 a 2013, participou do estúdio de ópera da Royal Opera House (Jette Parker Young Artists Programme–JPYAP) e estreou no palco principal do Covent Garden como Barbarina (Le nozze di Figaro - Mozart). Recentes e próximos projetos incluem: gravação de lieder de Fanny Mendelssohn com Malcolm Martineau; gravação da ópera Semiramide (Rossini) para a editora Opera Rara e concerto nos Prom (Royal Albert Hall) dirigido por Sir Mark Elder; gravação de CD com árias e duetos com a Royal Philharmonic Orchestra sob a direcção de Renato Balsadonna; gravação de canções de Lopes-Graça com o pianista Nuno Vieira de Almeida, dentre outros.

Vladimir Silva (Brasil) - Prática Coral / Regência

Tenor e regente, é Doutor em Música (Regência / Canto) pela Louisiana State University (EUA). Já regeu vários grupos vocais / instrumentais, atuando como regente e solista na Argentina, França, Itália, Áustria, Alemanha e Estados Unidos. Tem colaborado com universidades e participado de festivais e eventos artísticos e culturais no Brasil, na Europa e na América do Norte. Como professor convidado, lecionou nos Festivais de Música de Goiânia-GO (2007), Londrina-PR (2009 e 2010) e nos Painéis FUNARTE de Regência Coral em Recife-PE (2008), São Carlos-SP (2010), Vassouras-RJ (2011), Belém-PA (2012), Rio Branco-AC (2013), São João Del Rei-MG (2014) e Campo Grande-MS (2016). Seus artigos estão publicados nas revistas Educação e Compromisso, Choral Journal, Per Musi, Musica Hodie, ICTUS e Opus. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande/PB.

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