
Concertos UFG
Goiânia, 21 de maio de 2025
Centro Cultural UFG
Coro Sinfônico

PROGRAMA
FRANZ SCHUBERT (Áustria, 1797-1828)
An die Sonne, D. 439
Gondelfahrer, D. 809
La pastorella, D. 513
Des Tages Weihe, D. 763
Solista: Murilo Gambichler, barítono
ALBERTO GINASTERA (Argentina, 1916-1983)
Lamentaciones de Jeremias Propheta Op. 44 (1946)
1. O vos omnes
2. Ego vir videns
3. Recordare Domine
4. Tu autem Domine
KNUT NYSTEDT (Noruega, 1915-2014)
Missa Brevis Op. 102 (1985)
1. Kyrie
2. Glória
AMY BEACH (Estados Unidos, 1867-1944)
Ecstasy, Op. 19 n. 2 (Arr. Eric Esparzo)
Mine be the lips, Op. 113 (Arr. Angelo Dias )
LILI BOULANGER (França, 1893-1918)
Sous bois (1911)
Solista: Patrícia Melo, soprano
Murilo Gambichler, barítono
Hymn au soleil (1912)
Solista: Natália Afonso, mezzo-soprano
Correpetição e acompanhamentos: Fábio Leite
Regência: Angelo Dias
CORO SINFÔNICO DE GOIÂNIA
SÉRIE GRANDES COMPOSITORES
Fundado em outubro de 1999, o Coro Sinfônico de Goiânia é o resultado da fusão de dois grupos até então existentes: o Coral Municipal e a Camerata Vocal de Goiânia. Está ligado à Orquestra Sinfônica de Goiânia, mantida pela prefeitura da capital goiana. Composto por cantores profissionais, seu repertório é amplo, do Renascimento ao período contemporâneo, abrangendo desde obras corais a cappella até a ópera e grandes obras corais-sinfônicas. Sua programação também se dedica à valorização e divulgação da rica literatura coral brasileira. A missão do Coro Sinfônico de Goiânia é difundir e promover a música coral na capital goiana e região, realizando apresentações em teatros, escolas, igrejas etc. Ao longo de sua trajetória, o grupo esteve sob a direção de vários regentes, entre eles Angelo Dias, seu fundador, e Vinícius Guimarães e Katarine Araújo. O coro Sinfônico também já cantou sob a regência de maestros da cena nacional e internacional, como Isaac Karabtchevsky, Joshua Haberman, Abel Rocha, Neil Thomson, Benoît Fromanger e Fábio Zanon, dentre outros. Seu equilíbrio vocal, excelência artística e profissionalismo sempre receberam reconhecimento do público e de seus pares. Em 2019, então sob a direção de Katarine Araújo, o coro realizou uma bem-sucedida turnê brasileira, com aclamados concertos em São Paulo e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Atualmente, o grupo está novamente sob a regência de Angelo Dias.
Ângelo Dias é barítono, maestro e professor com destaque atuando nas áreas de canto lírico e regência. Como solista, possui amplo repertório em canções,oratórios e óperas, tendo atuado sob a regência de maestros renomados do Brasil e do exterior. Cantou papéis principais em óperas importantes como Carmen , Il Guarany , Le Nozze di Figaro e La Traviata , inclusive em montagens internacionais. Foi regente titular do Coro Sinfônico de Goiânia (1999–2008), com mais de 300 concertos realizados. Atuou também como regente convidado de diversas orquestras brasileiras e foi responsável por montagens operísticas recentes como Il Guarany , Amahl e os Visitantes da Noite , O Elixir do Amor e As Bodas de Fígaro . Em 2022, preparou o Coro Sinfônico de Goiânia para a gravação da Sinfonia nº 4 de Cláudio Santoro com a Filarmônica de Goiás (selo Naxos). No campo acadêmico, Ângelo é Doutor (DMA) pela University of Oregon, Mestre (MM) pela University of Wyoming e Bacharel em Canto pela UFG, onde leciona desde 1992. Atua nas áreas de canto, regência e musicologia, sendo professor titular desde 2023. É autor de mais de 170 arranjos corais e participa de projetos como os Painéis FUNARTE de Regência Coral, o SESC Partituras e o Festival de Música de Londrina.
Fábio Leite, pianista e correpetidor do Coro da Orquestra Sinfônica de Goiânia, é formado pela UFG e tem se destacado como solista e camerista. Foi premiado no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica de Goiás e tem ampla experiência como professor e acompanhador vocal.