top of page

Concertos ADUFG

Goiânia, 26 de março de 2025

Auditório da ADUFG   |   às 19h

Entrada Franca

Trio para Piano, Violino e Violoncelo 

PROGRAMA 

 

 

H.Oswald (1852 – 1931) 

Serrana 

 

E. Villani Cortes (1930) 

Cinco Miniaturas Brasileiras 

1.Prelúdio 

2.Toada 

3.Chorinho 

4.Cantiga de Ninar 

5.Baião 

 

 

Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935) 

Pot-pourri 

Abre Alas -Gaúcho-Lua Branca-Atraente 

 

 

A.Piazzolla (1921 – 1992) 

Estações Portenhas (arr. José Bragato) 

Outono Portenho 

Inverno Portenho 

Primavera Portenha 

Verão Portenho 

 

 

Luciano Pontes, violino 

Emerson Nazario, violoncelo 

Ana Flávia Frazão, piano 

Trio para Piano, violino e Violoncelo 

​

Ana Flávia Frazão (piano): Natural de Goiânia, Ana Flávia Frazão é reconhecida internacionalmente por sua interpretação refinada e expressiva. Formou-se em piano pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e obteve mestrado e doutorado com distinção pela Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, onde residiu por oito anos. Como solista e camerista, apresentou-se em diversos países, incluindo Itália, Alemanha, Croácia, Japão e Estados Unidos. Em 2004, lançou seu primeiro CD, "Vocalize", em parceria com o contrabaixista Milton Masciadri, pelo Selo Sinfônica. Em 2012, gravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para piano e violino com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, pelo Selo Telos. Desde 2004, é professora associada na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, lecionando piano e música de câmara. É frequentemente convidada para ministrar cursos e master classes em diversas universidades e festivais, como nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e da Paraíba, além de eventos internacionais na Argentina e Itália. Atua também como diretora artística de projetos culturais em Goiânia, como as séries "Concertos na Cidade" e "Concertos UFG", contribuindo significativamente para a promoção da música de concerto na região. ​ 

​

Luciano Pontes (violino): Violinista e violista goiano, Luciano Pontes é diplomado com os títulos de Bacharel e Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG) e Doutor em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Sua experiência profissional concentra-se no ensino de violino, viola, música de câmara, apresentação pública e prática orquestral. Possui vasta experiência atuando como violinista convidado, spalla e chefe de naipe em diversas orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra do Estado de Mato Grosso e Orquestra Sinfônica Jovem do FIB Música Viva. Já se apresentou como solista e recitalista em diversas salas de concertos pelo Brasil, destacando-se a Sala São Paulo, Mosteiro de São Bento, Teatro Nacional de Brasília, Teatro Castro Alves, Auditório Cláudio Santoro e Teatro Goiânia. Foi spalla da Orquestra Filarmônica de Goiás por três temporadas, chefe de naipe convidado dos segundos violinos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, spalla da Orquestra do Estado de Mato Grosso por mais de 150 concertos e professor substituto de violino, viola, música de câmara e prática de orquestra da EMAC-UFG entre 2013 e 2015. Em sua carreira, já venceu cinco prêmios nacionais como violinista e três internacionais como violista, sendo um dos músicos goianos mais premiados em sua área. Desde 2016, é professor efetivo na EMAC-UFG.  

​

Emerson Nazario (violoncelo): Natural de São Paulo, Emerson Nazario é primeiro violoncelo da Orquestra Filarmônica de Goiás. Mestre em violoncelo pela Universidade de Tel Aviv, estudou na classe do professor Hillel Zori. Realizou concertos com renomados regentes como Zubin Mehta, Kurt Masur, Herbert Blomstedt, Yoav Talmi e Isaac Karabtchevsky. Apresentou-se em importantes salas de concerto como Gasteig, Alte Oper e Beethovenhalle na Alemanha, Tonhalle Zurich na Suíça, Musiekgebouw na Holanda e Charles Bronfman Auditorium em Israel. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Buchmann-Mehta e integrou, como músico convidado, o naipe de violoncelos da Orquestra Filarmônica de Israel. Participou do Festival Villa-Lobos em Caracas, Venezuela, como convidado da Orquestra Simón Bolívar. Como músico de câmara, apresenta-se regularmente em concertos na cidade de Goiânia e internacionalmente, tendo atuado como camerista, ganhado prêmios de música de câmara e gravado para a Rádio Kolhamusica de Jerusalém, além de realizar concertos no Brasil, Alemanha e Israel. Foi professor convidado do 40º, 41º, 45º e 46º Festival Internacional de Música Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça da EMAC/UFG, ministrando aulas e realizando concertos junto aos professores do festival. Também foi professor da primeira edição do Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA) e ministrou aulas no 43º e 45º CIVEBRA como professor convidado de violoncelo. 

© 2025 / Concertos em Goiânia
bottom of page