top of page

Apresentação

O site nasceu da necessidade de divulgar séries de concertos realizados em Goiânia, tanto na Universidade Federal de Goiás como em vários teatros da cidade, nos quais as professoras da EMAC/UFG Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão têm trabalhado, em prol da inserção da cidade no circuito cultural nacional e da difusão de eventos em que se possa apreciar música clássica. A elaboração dessa página, Concertos em Goiânia,  além de buscar expandir e divulgar estes eventos, pretende facilitar a troca de informações e experiências e o encontro entre pessoas interessadas na cultura musical de concerto. 

Concertos Didáticos para a Juventude

Essa série, realizada desde o ano de 2006, proporciona a estudantes do ensino fundamental, médio e também superior a oportunidade de conhecer e se envolver com eventos de música clássica. Os alunos interessados  participam de visitas guiadas ao teatro e também recebem aulas  de formação de plateia (como se portar em concertos, por exemplo, ou quem são os compositores das obras tocadas e com quais instrumentos eles trabalham). Após assistirem à apresentação, os estudantes podem sanar dúvidas sobre o evento, para depois retornarem às escolas.

Projeto Concertos na Cidade

Este projeto, iniciado em 2006, marca uma parceria entre a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e o SESC Goiás. A cada ano, entre abril e dezembro, um concerto mensal de alto nível é realizado, buscando o melhor da produção musical brasileira e mundial via apresentações de intérpretes de prestígio nacional e internacional. Como parte dos esforços didáticos das professoras Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão, o projeto garante a realização de um ensaio aberto no qual estudantes podem conversar com os músicos sobre autores, obras, instrumentos e dúvidas em geral. Em 2008, foi contemplado com o prêmio de Destaque Cultural, concedido pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás.

Concertos Goiânia Ouro

Por meio de uma parceria entre a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e a Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, entre 2006 e 2010 o acesso a concertos foi ampliado, alcançando a comunidade fora do âmbito da Universidade Federal. Em 2009, os concertos passaram a ser frequentados por jovens estudantes oriundos de uma disciplina da UFG e também dos alunos participantes do projeto Concertos Didáticos para Juventude.

I Simpósio Internacional da Performance

Realizado em Goiânia entre os dias 6 e 12 de agosto de 2012, o simpósio contou com a realização de cinco concertos e uma mesa de discussões sobre performance. O evento, ocorrido no Centro Cultural da UFG, trouxe os músicos Katherine Wolfe, José Maria Blumenschein, Mark Neumann, Dennis Parker, Milton Masciadri e Ana Flávia Frazão. Nas manhãs e tardes eram realizados ensaios abertos, e antes de cada performance houve uma palestra para os ouvintes interessados, com a intenção de democratizar o acesso à informação sobre música clássica.

Festival de Música de Goiânia

O Festival de Música de Goiânia promovido pela Universidade Federal de Goiás é o evento mais antigo do país, mantendo uma tradição de antiguidade e qualidade.
O Festival de Música de Goiânia oferece cursos, palestras, recitais, master-classes para alunos e para comunidade em geral durante uma semana de todos os anos. A grande maioria das atividades se concentram no prédio da EMAC no Campus II e algumas apresentações no Teatro Goiânia. O tradicional Festival trás para Goiânia artistas renomados nacionais e internacionais, que, além de ministrar aulas e fazer apresentações artísticas, consolida elos de ligação com outras entidades acadêmicas que abrigam nossos alunos em cursos de pós-graduação.
A professora Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão participaram da concepção, coordenação geral e direção artística dos Festivais nos anos de 2007, 2008 e 2009. Os referidos Festivais foram temáticos e homenagearam os compositores: Camargo Guarnieri, Henrique de Curitiba e Edino Krieger.

Furnas Geração Musical

O Programa Furnas Geração Musical busca potenciais entre jovens músicos brasileiros. O objetivo principal do programa foi incentivar, garantir visibilidade e oportunidade de aperfeiçoamento a jovens instrumentistas de musica de concerto e música popular. O programa foi realizado em todo Brasil nos anos de 2006 e 2008. As seletivas do Centro Oeste foram realizadas em Goiânia tendo como produtoras locais as professoras Ana Flávia Frazão e Gyovana Carneiro.

bottom of page