top of page

Concerto Digital UFG

Ira Levin, piano

Dia 20 de setembro, domingo  

Horário: 17 horas 

Transmissão ao vivo pelo YouTube da UFG: https://www.youtube.com/c/UFGOficial

Classificação: Livre

Ira Levin

Concerto Digital UFG

Ira Levin.jpg

Ira Levin, piano

Ira Levin iniciou seus estudos de piano aos 10 anos de idade, em Chicago. Aos 20 anos, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional Chopin, nos EUA. Seis anos depois, regia óperas e concertos sinfônicos em palcos icônicos, além de se apresentar como solista de concertos de Bach, Mozart e Beethoven. Levin publicou mais de 40 obras, orquestrações, transcrições de piano e cadenzas em concertos de Mozart, além de trabalhar com vários dos principais instrumentistas, cantores e diretores de palco do mundo, e conduzir em icônicas casas de ópera e orquestras na Europa e nas Américas.

O maestro gravou CDs com grande aclamação da crítica com a Sinfonia de Londres, a Scottish National Orchestra e a Norrlands Symphony Orchestra, além de suas próprias transcrições para piano em álbuns gravados pelo reconhecido e prestigiado selo Naxos. No Brasil, dirigiu o Municipal de São Paulo de 2002 a 2005 e, posteriormente, o Teatro Nacional de Brasília. Ira é maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 2019.

O concertista também foi maestro principal das Casas de Ópera de Bremen e Dusseldorf (1988-1996, 1996-2002), na Alemanha, e o principal maestro convidado do Teatro Colón de Buenos Aires, entre 2011 e 2015. Levin ainda dirigiu montagens operísticas do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, como O Caso Makropulos (2019) e Kátia Kabanová, de Leos Janácek (2018); e o programa duplo Pulcinella/Arlecchino (2017).

PROGRAMA

 

L. van Beethoven (1770 – 1827) 

Sonata op.31 N.2 “Tempestade”

Largo – Allegro

Adagio

Allegretto

 

F. Liszt (1811 – 1886) 

Soneto de Petrarca 104 

Valse a Capriccio sur deus motifs du “Lucia” et “Parisina” 

Anos de Peregrinação II – “ Venezia e Napoli “

Gondoliera

Canzone del Cavaliere Peruchini

Tarantella

 

Transmissão ao vivo pelo YouTube da UFG: https://www.youtube.com/c/UFGOficial

bottom of page