top of page

Concertos Didáticos para Juventude - 2019

Entrada Franca

18 de setembro

Centro Cultural UFG

20h00

DUO ÍTACA

O duo formado por Paula Pires (clarinete) e Horacio Gouveia (piano) nasceu do entusiasmo em trazer novas abordagens sonoras para obras já consagradas no cenário da Música de concerto. ÍTACA é uma referência ao poema do grego Konstantino Kavafis, no qual ele mostra que a essência da viagem está na experiência do caminho em si percorrido, assim, também a música interpretada pelo duo traça rotas que perpassam as mais diversas paisagens propondo, porém, uma nova perspectiva ao seu significado artístico, algumas vezes, através do processo de reelaboração musical.  

Paula Pires, clarinete

Doutoranda em Música pela Universidade de Évora e Mestra em clarinete solo, com nota máxima, pela Hochschule für Musik und Tanz Köln na classe do professor Ralph Manno, atua intensamente como solista de Música contemporânea, camerista e instrumentista de orquestra, tendo também integrado o corpo docente da EMESP Tom Jobim, em São Paulo. Iniciou seus estudos musicais em sua cidade natal, Belo Horizonte e concluiu seu bacharelado em clarinete pela UNESP, orientada pelo Professor Sérgio Burgani. Foi bolsista de pós-graduação do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e premiada com a bolsa de aperfeiçoamento técnico e artístico da FUNARTE, para estudos acerca de Karlheinz Stockhausen, além de vencedora do “1° Concurso Jovens clarinetistas Devon e Burgani”, “Jovem Músico BDMG” e do “II concurso de Jovens Solistas da OSMG”. Atualmente é integrante da OSTNCS, em Brasília.  

Horacio Gouveia, piano   

Pianista, doutor em musicologia pela USP, estudou na Universidade de Freiburg (Alemanha). Atua intensamente como recitalista, camerista e solista, com repertório que se estende de Bach aos compositores contemporâneos. Realizou diversas estreias brasileiras de obras importantes, como Concerto para dois pianos, percussão e orquestra de Béla Bartók, Concerto de Câmara de György Ligeti, entre muitas outras. Detentor de diversos prêmios, entre os quais: Vencedor do XVI Concurso Jovens Solistas da Sinfônica de Porto Alegre, 1º Lugar no X Concurso Cidade de Araçatuba, 2º Lugar no I Concurso Cultura FM - Prêmio Promon e no Concurso Internacional Guiomar Novaes. É professor da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Como pianista da Camerata Aberta, realizou concertos na Europa  e atuou como solista sob a regência de Guillaume Bourgogne. Tem diversos cds gravados e como camerista colaborou com artistas como: Dmitry Berlinsky (Rússia), Peter Brunt (Holanda), Diana Ligeti (Romênia/França), Michel Michalakakos (Grécia/França), Vincent Lucas (França), Dimos Goudaroulis, Ovanir Buosi, entre outros. Integra atualmente também o Trio Arqué (desde 2007) - Emmanuele Baldini (violinista) e Heloísa Meirelles (violoncelista).  

PROGRAMA

 

 

C. Reinecke (1824 – 1910)

Sonata “Undine”op. 167, para flauta e piano

*Transcrição de C. Reinecke

Allegro

Intermezzo

Andante Tranquillo

Finale

 

J. Françaix (1912 – 1997)

Tema com variações, para clarinete e piano

 

L. Janacek (1854 – 1928)

Sonata para Violino e piano

*Transcrição de Shirley Brill

Com moto

Ballade

Allegretto

Adagio

 

G. Mahler (1860 – 1911)

Ich bin der Welt abhandengekommen

para mezzo e orquestra sinfônica

*Transcrição de Ronald Kornfeil

 

bottom of page