top of page

Goiânia, 11 de dezembro 2024

Concertos Didáticos para Juventude

Matías Ferreyra, piano

Matias 2.jpg

PROGRAMA

  

Robert Schumann (1810 – 1856)

Humoreske Op.20

Einfach

Hastig

Einfach und zart

Innig

Sehr lebhaft

Mit einigem Pomp

Zum Beschluss

 

Alexander Scriabin (1872 – 1915)

Sonata N.3 Op.23

Drammatico

Allegretto

Andante

Presto con fuoco

Matías Ferreyra, piano

Formou-se no Conservatório Departamental de Música de San José e obteve o título de bacharel em Interpretação Musical: Piano na Escola Universitária de Música sob orientação da professora Elida Gencarelli.

Na Europa, concluiu pós-graduação em piano no Conservatório Superior de Música de Aragão, onde estudou com os professores Claudio Martínez-Mehner e Antonio Pérez Roy, além de integrar o programa de Alta Formação Musical da Escola Superior de Música Reina Sofía, na Espanha, sob a orientação do lendário pianista e pedagogo russo Dimitri Bashkirov. Posteriormente, obteve o título de Mestre sob a orientação do Prof. Dr. h.c. Kalle Randalu na Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha, onde também recebeu o Certificado de Estudos Avançados como solista.

Sua formação foi complementada por cursos e masterclasses com pianistas renomados internacionalmente, como Cyprien Katsaris, Menahem Pressler, Klaus Hellwig, Mikhail Voskresensky, Josep Colom, Elza Kolodin, Ferenc Rados, Ralph Gothoni, Pavel Gililov, Peter Nagy, Natalia Trull e Leslie Howard.

Foi bolsista de instituições prestigiadas, incluindo a Fundação Carolina, Fundação Albéniz, DAAD, Freundeskreis da Hochschule für Musik Karlsruhe e a Yehudi Menuhin International Foundation. Participou de festivais internacionais de destaque, como o Salzburger Festspiele e o Festival Internacional do Santander.

Atua como Coordenador Artístico do Festival Internacional de Colonia no Uruguai, desde sua criação.  Matias mantém uma intensa atividade como solista, músico de câmara e em apresentações com orquestras, com performances em países como Uruguai, Brasil, Chile, Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, Inglaterra, França, China e Estados Unidos. Já participou do SongStudio organizado por Renée Fleming no Carnegie Hall, em Nova York, com apresentações no Zankel Hall e Weill Recital Hall.

Paralelamente, dedica-se à pedagogia, lecionando em instituições de destaque na Espanha e Alemanha, além de ministrar masterclasses em diversos países. Recentemente, foi jurado no concurso de piano do 76º Festival de Música de Hong Kong. Atualmente, é professor de repertório na Escola Nacional de Arte Lírica e catedrático de piano na Escola Nacional de Música do Sodre. Também atua como Diretor do Conservatório Departamental de Música de San José.

bottom of page