top of page

Concertos Didáticos para Juventude

Goiânia, 09 de outubro 2024

Centro Cultural UFG

Entrada Franca

Quinteto Villa-Lobos

20230710-quinteto-villa-lobos-estudio-smd-foto-daniel-ebendinger-027.jpg

PROGRAMA

 

Heitor Villa-Lobos

Bachianas Brasileiras N.5

Aria - adaptação: Paulo Sérgio Santos

Martelo - adaptação: Nelson Ayres

 

Radamés Gnattali

Suíte para flauta, oboé, clarineta, trompa e fagote

 

Pixinguinha

Ainda me recordo

Arr. Paulo Sérgio Santos

 

K-Ximbinho

Sempre

Arr. K-Ximbinho

 

K-Ximbinho

Teleguiado

Arr. K-Ximbinho

 

Tibor Fittel

Rubinário

 

Carlos Chaves

Marineti no Frevo

 

Radamés Gnattali

Sonatina a 6 

sexteto para flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa e piano*

Allegro moderato

Saudoso

Ritmado

 

Hermeto Pascoal

Suíte Norte, Sul, Leste, Oeste

Arranjo: Jaques Morelenbaum

 

QUINTETO VILLA-LOBOS

 

Rubem Schuenck, flauta;  Rodrigo Herculano , oboé; Cristiano Alves, clarineta, 

Philip Doyle , trompa e Aloysio Fagerlande , fagote

 

Ana Flávia Frazão, piano*

 (participação especial)
 

Fundado em 1962, tem como missão divulgar a música de câmara brasileira, abarcando gêneros variados e representativos de nossa arte. O propósito formativo se consolida em ações didáticas organizadas em centenas de apresentações e atividades educacionais em escolas e espaços públicos em todo o país.
Atualmente, é formado por Rubem Schuenck (flauta), Rodrigo Herculano (oboé), Cristiano Alves (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote).
Em sua discografia, destacam-se os álbuns: “Quinteto em Forma de Choros” (Kuarup Discos); “Fronteiras” e “Quinteto Villa-Lobos Convida” (Rio Arte Digital); “Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974” (Selo Rádio MEC) - trabalho agraciado com o Prêmio BR-Rival, em 2008; “Quinteto Villa-Lobos - 50 Anos Bluray” (Prêmio FAM-2011, Prefeitura do Rio de Janeiro) e “Rasgando Seda” (Selo SESC-SP) - álbum indicado ao Grammy Latino, entre outros. Em 2001 e 2009, recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como o Melhor Grupo da Câmara Nacional. Em 2006, no projeto contemplado pela Funarte, realizou importante turnê pelo Nordeste brasileiro. Neste mesmo ano, apresentou-se em Berlim, encerrando a série artística “Copa da Cultura”.
Apresentou-se na quase totalidade dos estados brasileiros, bem como em bolsas de cidades de países como Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, Israel, Portugal, Estados Unidos, México e França (concerto promovido pela Radio-France, na Salle Olivier Messiaen).
A convite do Itamaraty e do Ministério das Relações Exteriores, realizaram importantes turnês mundiais e se apresentaram em diversos países africanos. Como conjunto artístico convidado e Quinteto Residente, atuou em festivais de destaque, como: Festival de Música de Cartagena (Colômbia); Festival de Música Clássica Brasileira em Portugal; Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha); Festival Cervantino (México) e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Atuoso como solista frente a importantes organismos sinfônicos do país e foi responsável por inúmeras estreias mundiais. Participou de edições distintas da “Bienal de Música Brasileira Contemporânea”.
Ao longo de mais de seis décadas de serviços prestados à cultura nacional, colaborou com diversos dos principais compositores, arranjadores, cantores e instrumentistas da música brasileira. Em 2018, no Palácio do Itamaraty, o Quinteto Villa-Lobos foi agraciado pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil com a Comenda da Ordem de Rio Branco. Em 2023, realizou, no Centro Cultural do Banco do Brasil (RJ), uma série de concertos em comemoração aos 60 anos de atividade ininterrupta.

bottom of page