Concertos Didáticos para Juventude
Goiânia, 28 de abril de 2024
Centro Cultural UFG
11 horas
Entrada Franca
Ensemble Bach Brasil
PROGRAMA
Johann Pachelbel (1653 – 1706)
Partie Suite em Mi menor, P.373
- Sonata
- Aria
- Courante
- Aria
- Chaconne
Dieterich Buxtehude (1653 – 1706)
Cantata “Herr, Wenn ich nur Dich Hab", BuxWV 38
Sonata em Dó Maior, BuxWV 266
Adagio
Allegro
Adagio
Allegro
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Aria "Ruhig und in sich zufrieden", da Cantata BWV 204
Trio Sonata em Sol Maior, BWV 1039
Adagio
Allegro ma non presto
Adagio e piano
Presto
Anônimo Chiquitano do Séc. XVIII
(Atribuído a D. Zipoli e Martin Schmid)
Fidelis Servus
Serve Bone
Beatus ille Servus
Ignazio Balbi (1720 – 1775)
Sonata Chiquitana IX, "Pastorela", AMCH 269
Allegro Assai
Andante Spirituoso
Allegro
Fernando Cordella, cravo e direção
Cintia de los Santos, soprano
Giovani dos Santos, violino barroco
Marcio Ceconello, violino barroco
Diego S. Biasibetti, viola da gamba
Alexandre Ritter, violone
A Bach Society Brasil é uma organização cultural dedicada à performance histórica da obra de Johann Sebastian Bach. Fundada em 2020, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, por um grupo entusiasmado de profissionais e amantes da música barroca, o grupo busca resgatar a autenticidade da música do compositor alemão através da interpretação com instrumentos de época por especialistas em música barroca do Brasil e do exterior.
A série de Concertos Bach Brasil é um dos principais projetos da Bach Society Brasil, apresentando mensalmente a estreia de um novo programa online ou presencial, que já acumula 30 concertos bem-sucedidos em termos de público e crítica. Além disso, a organização tem como uma de suas missões disponibilizar na internet filmagens de excelência de toda a obra de Bach, interpretadas por intérpretes brasileiros. Os concertos online, disponibilizados gratuitamente no YouTube, estão disponíveis em formato integral e em vídeos separados por obra, acompanhados por comentários históricos. Atualmente, a Bach Society Brasil é uma associação cultural sem fins lucrativos, visando expandir sua ação no âmbito nacional através de projetos educativos e festivais, financiados pelo empenho comum de apoiadores e patrocinadores.
Com direção artística do cravista e maestro Fernando Cordella, estudioso internacionalmente reconhecido da música barroca, e uma formação fixa de 6 músicos de excelência, o Ensemble Bach Brasil, a sociedade está comprometida em divulgar a riqueza da obra de Bach e contribuir para a formação de novas plateias e músicos no Brasil.
Ao longo de sua carreira, Graf se apresentou em prestigiosas salas nos Estados Unidos, México, Itália, Brasil, Inglaterra e Filipinas, incluindo o Lincoln Center, Kennedy Center e Carnegie Hall. Como solista, colaborou com diversas orquestras, apresentando um amplo repertório que abrange Bach, Mozart, Beethoven, Liszt, Rachmaninoff, e estreias de obras contemporâneas.