top of page

Concertos em Goiânia

Especial 10 anos

07 de novembro

DUO BREUNINGER – FRAZÃO

 

Formado desde 2005 pelo violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, e pela pianista brasileira Ana Flávia Frazão. Nos últimos anos, tem se  apresentando com êxito em várias salas de espetáculo, priorizando a divulgação da musica brasileira de concerto. Em 2012, gravou a obra completa de Villa-Lobos para violino e piano (Selo Telos) e em 2015, em comemoração aos 10 anos do Duo, gravou  CD/DVD com obras de compositores brasileiros e franceses.

 

LAURENT ALBRECHT BREUNINGER, violino

 

Depois de conquistar o segundo prêmio, no concurso para violino Rainha Elisabeth, na Bélgica, em 1997, Laurent Albrecht Breuninger tornou-se o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores, desde a sua primeira edição, em 1953. No mesmo ano, recebeu o prêmio de melhor composição pelo seu Quarteto de Cordas N.1, nos Concertos de Verão de Brandemburgo. Os prêmios são o ponto alto de uma série de concursos ganhos pelo violinista. Destaque para os concursos em Brescia (Itália, 1984), Belgrado (Iugoslávia,1986), Praga (República Tcheca,1992), Berlin e Montreal (Canadá,1995).Breuninger estudou, de 1981 até 1988, com Josef Rissin, na Escola Superior de Música de Karlsruhe, onde se formou com nota máxima. O músicocontinuou a se aperfeiçoar com grandes violinistas como HenrykSzeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e IvryGitlis. Apresenta-se como solista e camerista em vários festivais como o Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D´Elysees (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros. Em 1997, gravou um CD com obras para violino e piano de Mendelssohn, Brahms, Breuninger e Wieniawsky. Gravou para a Radio WDR as obras para violino e orquestra de Eugene Ysaye e, em 2001, para a Radio de Colônia as obras para violino solo deste mesmo compositor. Recentemente, acompanhado pela Orquestra da Rádio de Varsóvia, gravou os 4 concertos para violino de Karol Lipinsky e a obra completa de George Enescu. Em 2012, juntamente com a pianista Ana Flávia Frazão, gravaram toda a obra para violino e piano de Villa-Lobos que foi lançado na Europa pelo selo Telos. Breuninger foi professor de violino na Escola Superior de Música de Hamburgo, entre 1998 e 2002. Atualmente, é professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha.

 

Ana Flávia Frazão, piano

 

“Sua interpretação possui uma mágica secreta”. Desta forma manifestou-se o jornal BNN da Alemanha em relação a pianista brasileira que é vencedora do Concurso Nacional JK realizado em Brasília em 1992. Ana Flávia Frazão iniciou seus estudos de piano com a professora Ivana Carneiro e os concluiu na EMAC/UFG na classe da professora Consuelo Quireze. Paralelamente teve durante muitos anos a colaboração importante do pianista e professor Luiz Medalha. Prosseguiu sua trajetória musical na Alemanha onde permaneceu de 1994 a 2002. Foi aluna da Escola Superior de Música de Karlsruhe onde obteve, com nota máxima, o Konzertexamen na categoria Piano-Música de Câmera. Neste período teve as orientações dos professores Werner Genuit e Michael Uhde. Em 2001 obteve o 1º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca” em Kyoto – Japão com o Trio Augarten. Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades brasileiras sempre com grande êxito de público e crítica. Realizou diversas gravações para as rádios alemãs e em 2004 lançou na Europa seu primeiro CD com o contrabaixista Milton Masciadri. Em 2012 gravou toda a obra de Villa-Lobos para violino e piano com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, lançado na Europa pelo selo Telos. Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e diretora artística dos projetos “Concertos na Cidade”, “Concertos  UFG” e "Simpósio Internacional da Performance".

 

PROGRAMA

 

H. Villa-Lobos (1887-1959)

Segunda Sonata Fantasia

Allegro non troppo

Largo

Rondo Allegro final

 

 

Edino Krieger (1928)

Sonâncias

 

F. Poulenc (1899-1963)

Sonata

Allegro con fuoco

Intermezzo

Presto tragico

 

M. Ravel (1875-1937)

Tzigane

 

bottom of page