top of page

Concertos na Cidade 2016

04 de maio

MARCELO BARBOZA, FLAUTA

Marcelo Barboza é um Associate of the Royal Academy of Music em Londres, igualmente respeitado pela solidez de seu trabalho orquestral e pela versatilidade como solista e camerista. Seus professores de flauta foram Mikhail Malt, Jean Noel Saghaard e Antônio Carlos Carrasqueira na USP, onde se formou Bacharel. Completou seus estudos de Especialização e Mestrado na Royal Academy of Music e na University of London, na Inglaterra, tendo estudado com William Bennett, Sebastian Bell, Richard Taylor e Lisa Beznosiuk (flauta barroca).

Foi flautista da OSESP de 1994 a 2002; ao mesmo tempo, desenvolveu uma sólida reputação na Europa, pontuada por gravações para o selo britânico Meridian Records e Dacapo (Dinamarca).Depois de um período vivendo na Suécia, regressou a São Paulo no início de 2006 para assumir o posto de primeira flauta da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. 

Atuou na Ópera Real de Estocolmo, Orquestra de Câmara de Odense e na Carl Nielsen Filarmônica. Marcelo é professor de flauta na FAAM em São Paulo, já deu cursos nas academias de Estocolmo, Piteå e Odense, e nos festivais de Campos do Jordão, Brasília e Virtuosi em Recife. Desenvolve trabalho com o violonista Fábio Zanon, a harpista Paola Baron e as pianistas Clélia Iruzun e Lídia Bazarian.

CLÉLIA IRUZUN, PIANO

A feliz junção do colorido espírito brasileiro e musicalidade espontânea firmou a brasileira radicada em Londres, Clélia Iruzun, como uma das artistas mais interessantes, no cenário mundial, nos últimos anos. Clélia estudou na Escola de Música do Rio de Janeiro Universidade Federal e na Royal Academy of Music onde se graduou com o Recital Diploma e diversos prêmios.  Ela também trabalhou com  pianistas de prestígio como Nelson Freire, Jaques Klein, Stephen Kovacevich e Fou Ts’Ong  e com a famosa professora brasileira Mercês de Silva Telles em Paris. Grandes compositores brasileiros como Francisco Mignone e Marlos Nobre dedicaram-lhe obras.Ela ganhou prêmios importantes no Brasil e em competições internacionais, como Tunbridge Wells, no Reino Unido e Santander e Zaragoza, na Espanha.  

Como solista em recitais e com orquestras, vem atuando pela Europa, Américas e Ásia. Já excursionou como solista na China tendo de apresentando no Grande Teatro de Xangai e na Sala da Cidade Proibida de Pequim, assim como no Konserthusets de Gotemburgo e Estocolmo, no Philharmonie de Poznan, no Queen Elizabeth Hall, Purcell Room e Wigmore Hall em Londres e no Brasil onde excursiona  em tournées todos os anos.Clelia também já apareceu várias vezes na rádio e televisão em vários países, incluindo transmissões para a BBC Radio 3. Ela gravou vários CDs com sucesso, numa variedade de repertório, que vai de compositores latino-americanos aos Concertos de Mendelssohn, além do  Concertino de Elizabeth Maconchy e a BBC Scottish Symphony Orchestra, a Música para Piano  de Marlos Nobre, ambos no selo Lorelt e o volume I da música para piano de Frederico Mompou lançado no selo SOMM Records.Lançou recentemente mais dois CDs, Ernesto Nazareth “Portrait of Rio”(Lorelt) e o segundo volume da musica para piano de Frederico Mompou (SOMM) que foi selecionado como um dos melhores lançamentos do mês pelo Sunday Times.

 

PROGRAMA

 

Carl Reinecke (1824-1910)

Sonata Undine op.167

Allegro

Intermezzo. Allegretto vivace

Andante tranquillo

Finale

 

Francisco Mignone (1897-1986)

Valsa de Esquina No.10

 

Ronaldo Miranda (1948)

Alumbramentos

 

Cesar Franck (1822-1890)

Sonata em Lá maior

Allegretto ben moderato

Allegro

Recitativo-Fantasia: ben moderato

Allegretto poco mosso

bottom of page