top of page

Concertos na Cidade 2016

09 de abril

Alexandre Dias, piano

 

Alexandre Dias iniciou seus estudos de piano aos 10 anos, e teve como principais professoras Elza Kazuko Gushikem e Neusa França. É professor de piano e desenvolve intensa pesquisa a respeito da música brasileira do final do século XIX e início do século XX, coordenando sites dedicados aos compositores Ernesto Nazareth (www.ernestonazareth150anos.com.br, produzido pelo Instituto Moreira Salles), Chiquinha Gonzaga (www.chiquinhagonzaga.com.br, Natura Musical 2011), Marcello Tupynambá (marcellotupynamba.com), Henrique Alves de Mesquita (www.henriquealvesdemesquita.com.br), Zequinha de Abreu (www.zequinhadeabreu.com) e Eduardo Souto (www.eduardosouto.com.br), nos quais também atua como revisor musicólogo, trazendo a público partituras raras em nova edição. Também participou da concepção do Acervo Digital do Violão Brasileiro (www.violaobrasileiro.com.br).

Como pianista realizou gravações de 70 músicas raras de Ernesto Nazareth, e se apresentou em festivais como Rio Folle Journée (2010) e Festival Villa-Lobos (2013), tendo dividido o palco com músicos como Maria Teresa Madeira, Quarteto Maogani, Terno Carioca, e Sonia Rubinsky. Também tem encomendado e estreado obras de compositores contemporâneos como Edino Krieger, André Mehmari, Ricardo Tacuchian, Jorge Antunes, Villani-Côrtes, Ronaldo Miranda, David Thomas Roberts, Leandro Braga e Amaral Vieira, e colabora com instituições de ensino realizando palestras sobre os compositores que pesquisa.

Em 2014, lançou juntamente com a musicóloga Drª Sara Cohen (UFRJ) o primeiro volume da Edição Crítica da Obra Completa de Ernesto Nazareth, e fez a revisão dos 18 arranjos de Radamés Gnattali sobre obras de Nazareth para dois pianos, disponibilizados no site EN150.

No segundo semestre de 2015, lançou o Instituto Piano Brasileiro (www.institutopianobrasileiro.com.br), um amplo portal na internet dedicado ao rico universo pianístico brasileiro em suas diversas esferas, e passou a apresentar o programa semanal “Piano Brasileiro”, na Rádio MEC FM.

 

 

 

PROGRAMA

 

Henrique Alves de Mesquita (1830-1906)

Tango, da mágica Ali-Babá

A Faisca, polca

Batuque, tango característico

Mayá, polca

Aurora, polca de salão

Dolce ricordo, intermezzo

Quebra, quebra minha gente, polca-cateretê

 

Eduardo Souto (1882-1942)

Do sorriso da mulher nasceram as flores..., tango de salão

Conheceu papudo?, tango brasileiro

O despertar da montanha, tango de salão

Um baile em Catumby, legítimo choro carioca

Outono, valsa

No mundo da lua, fox-trot

Paraty dançante, choro à moda carioca

bottom of page