top of page

Concertos na Cidade 2016

SESC Partituras

13 de setembro

Quarteto Guerra-Peixe

 

Alessandro Borgomanero, violino

Marcos Silveira Bastos, violino

Luciano Pontes, viola

David Gardner, violoncelo

Alessandro Borgomanero, violino

Nascido em Roma, formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin, Salvatore Accardo  e Rodolfo Bonucci. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras tais como a Orquestra de Câmara de Budapeste, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi, London Mozart Players, Orquestra de Câmara de Berlim, Orquestra Sinfonietta Salzburg, Bachiana Filarmônica, Camerata Filarmônica Siciliana, além da maioria das orquestras sinfônicas do Brasil. No ano de 2015 foi convidado para tocar  a estréia mundial do concerto para violino, saxofone e orquestra de Helène Rasquier, no Carnegie Hall de Nova Iorque, com a New York Sinfonietta.Em duo com violino e piano, e como integrante do Quarteto Mozarteum, de 1994 até 2000,  obteve elogios do público e da crítica especializada em tournées por diferentes países da Europa, Ásia e das Américas. Apresentou-se em salas de concerto importantes como o Grosses Festspielhaus em Salzburg, Musikverein de Viena, Palao de la Música de Barcelona, no Tivoli em Copenhague, Alte Oper de Frankfurt, Bunkakaikan e Sala Pablo Casals em Tóquio, no Teatro Olímpico de Roma, no Teatro Colón em Buenos Aires e na Sala São Paulo.Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou master classes para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil. Gravou vários CDs, inclusive pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Vive em Goiânia desde 1999 onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi  o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros. Desde 2012 está à frente  da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás.

Marcos Silveira Bastos, violino

Marcos Bastos iniciou os estudos de violino com os professores Dário J. dos Santos e Othaniel P. de Alcântara Júnior. Mais tarde ingressa no Curso Técnico da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (1999), onde dá segmento aos estudos de teoria e violino com o Prof. Alessandro Borgomanero. Iniciando em 2001 o curso de Educação Musical com habilitação em violino na EMAC-UFG, também sob orientação de Alessandro Borgomanero, participou também de aulas e master classes de violino com Daniel Guedes, Bernardo Bessler, Rodolfo Bonucci, Albrecht Breuninger, Omar Guay, Roney Marckzak, Ole Böhm (Noruega), e Paulo Bosísio e de música de câmara com Fany Solter, Michael Udhe, dentre outros. Participou de importantes festivais de música como o  37° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e o 24º Curso Internacional de Verão de Brasília, além do Festival de Juiz de Fora.Atuou como solista com a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara Goyazes. Ingressou, a partir do ano de 2008, na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), onde atuou por 2 temporadas (2008 e 2009) junto ao maestro Cláudio Cruz, com quem dá continuidade aos estudos de violino.  Ainda em 2009, atuou também como chefe de naipe na OSTNCS, a convite do maestro Ira Levin. Neste mesmo ano, como músico convidado, tocou em diversos concertos da série ‘Intinerante’ com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Luciano Pontes, viola

Iniciou seus estudos ao violino com Alex Nascimento e Salmo Lopes e diplomou-se como bacharel em música - habilitação em violino, pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, na classe do Prof. Alessandro Borgomanero. Entre 2004 e 2007 teve a colaboração regular da professora búlgara Evgenia Popova, em festivais e cursos. Além disso, tem se aperfeiçoado em cursos e master classes com renomados violinistas como: Shmuel Ashkenasi (Curtis Institute of Music), Leon Spirer (Spalla/Orq. Filarmônica de Berlin), Ruben Aharonian (Quarteto Borodin) e Sergey Kravchenko (Conservatório Tchaikosvsky de Moscou), além de Emanuelle Baldini e Cláudio Cruz (Academia da OSESP).Entre os concursos que venceu, destacam-se o  X Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, o IV Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia e o Prêmio ''Música Viva".  Em 2016 ganhou o segundo prêmio no Golden Awards Classical Músic International Competition de Nova York, e realizará seu debut na prestigiosa Carnegie Hall, onde tocará no concerto dos vencedores do concurso em novembro próximo.Tem atuado como spalla e chefe de naipe em importantes orquestras brasileiras, como a Camerata Antíqua de Curitiba e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília - a convite do maestro Ira Levin. Apresentou-se como camerista em importantes salas de concerto pelo Brasil, dentre as quais o Auditório Cláudio Santoro, Teatro Castro Alves, Sala São Paulo, Mosteiro de São Bento, Teatro Nacional de Brasília. Foi spalla da extinta Orquestra de Câmara Goyazes por cinco temporadas, da nova Orquestra Filarmônica de Goiás por três temporadas e da Orquestra do Estado do Mato Grosso entre 2008 e 2010, atividade esta retomada no ano de 2016.Desde 2016 é o novo professor de Viola, Música de Câmara e prática de Orquestra na Escola de Música da UFG, além de Diretor Artístico da Camerata Jean Douliez da EMAC-UFG.

David Gardner, violoncelo

David Gardner  formou-se em Londres, na Trinty College of Music, com Richard Markson e Maude Tortelier, com honras de primeira classe e medalha de outro. Aprofundou seus estudos na Holanda, com Jeroen den Herder, e passou a ter uma extensa carreira como solista e músico de câmara no Reino Unido e no Brasil. Como músico de orquestra, ele tem trabalhado com orquestras como a Hallé de Manchester, a BBC Philarmonic, Welsh National Opera, a Royal Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e a Filarmônica de Goiás, entre outras, sob as batutas de maestros como Jan Pascal Tortelier, Kent Nagano, Sir Simon Rattle, Neil Thomson e Ira Levin, por quem ele foi nomeado chefe do naipe de violoncelos da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro em 2009. David já se apresentou em locais e festivais em toda a Europa e América do Sul, incluindo The Bridgewater Hall Manchester, Sala São Paulo, Sala Cecilia Meireles e do The Royal Festival Hall, Londres, no Festival Latino-Americano LACCS. Também é um membro fundador do Quinteto de Cordas Britton com quem já fez várias turnês na Europa e América do Sul. Em 2010 ele também formou o Trio Piano Novo Mundo, juntamente com o pianista italiano Mauro Bertoli e violinista israelense Netanel Draiblate. Gravou diversos CDS, os quais incluem peças como o Op.1 de Beethoven, As Quatro estações de Piazzola e obras de Francisco Mignone, além das sonatas para violoncelo Rachmaninov e Brahms com o pianista italiano Mauro Bertoli e gravação das suites de solo para violoncelo de Ernest Bloch.David foi nomeado professor de violoncelo na Universidade Federal de Goiás em 2010 e dedica-se à promoção e desenvolvimento de jovens violoncelistas em Goiás. Recentemente conclui o Mestrado em Pedagogia Musical pela Universidade de Reading, Inglaterra.

 

PROGRAMA

 

A. Carlos Gomes (1836 -1896)

Sonata para cordas

Allegro Animato

Allegro Scherzoso

Largo

Vivace

 

C. Guerra - Peixe (1914 - 1993)

Quarteto de cordas No. 2

Allegretto con moto

Presto

Andante

Allegro

bottom of page