top of page

Concertos na Cidade 2015

26 de agosto

Trio Porto Alegre

 

Cármelo de los Santos, violino

O violinista brasileiro Cármelo de los Santos desfruta de uma movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Seu virtuosismo e compromisso musical tem cativado o público internacionalmente.Tem se apresentado como solista convidado de mais de 40 orquestras, incluindo a New World Symphony, as sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, New Mexico ,a Filarmônica de Montevidéu, a Orquestra Musica d’Oltreoceano, além das principais Sinfônicas Brasileiras, do Estado de São Paulo e Petrobrás Pró-Música. O violinista colaborou com regentes como Michael Tilson Thomas, Eric Shumsky, Roberto Tibiriçá e Jean Reis, tocando em grandes salas de concerto pelo mundo, como o Weill Recital Hall do Carnegie Hall (2002). Foi premiado em diversos concursos internacionais, como o Concurso Internacional de Instrumentos de Corda “Júlio Cardona” (Portugal) e o Concurso Internacional de Jovens Artistas (Argentina). Com a pianista Carla McElhaney e o violoncelista Joel Becktell formou o grupo REVEL e em 2012 lançaram o CD Magic Hour com obras de Beethoven, Piazzolla e Kenji Bunch.Gravou também diversos CDS, dentre os quais o “Sonatas Brasileiras” com obras de Villa-Lobos, Guarnieri e Santoro com o pianista Ney Fialkow (Selo UFRGS). O seu comprometimento com jovens músicos o traz a festivais de música e masterclasses por todo o mundo. Cármelo é professor titular na Universidade do Novo México, Albuquerque, EUA.

 

Hugo Pilger, violoncelo

Violoncelista brasileiro , formou-se pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde também fez o mestrado e atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado. Apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica Nacional e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras. Em 2006 fez a estreia no Brasil da importante obra para violoncelo e orquestra Tout um Monde Lointain do compositor francês Henri Dutilleux e em 2009 a estreia sul-americana do concerto para violoncelo e orquestra Pro et Contra do compositor estoniano Arvo Pärt. Das obras que lhe foram especialmente dedicadas, destacam-se: Sonata nº 2 para Violoncelo Solo do compositor inglês David Ashbridge, Serenata Pro Pilger de Maurício Carrilho, Reflexões sobre a Ostra e o Vento para violoncelo e orquestra de cordas de Wagner Tiso, Orégano para violoncelo solo de Ricardo Tacuchian e Sortilégios para violoncelo e orquestra de cordas do compositor Marcos Lucas. É primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica, membro do Quarteto Radamés Gnattali e professor da classe de violoncelo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Recentemente lançou o CD duplo, DVD e BluRay intitulado Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano com a pianista Lúcia Barrenechea, gravação que contém primeiro registro do violoncelo que pertenceu ao compositor Heitor Villa-Lobos, um Martin Diehl de 1779.

Ney Fialkow, piano

Premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições como solista e camerista tem cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses tem sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países.  Sob os auspícios do governo brasileiro, realizou formação em pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein, obtendo o prêmio Francis Turner por destaque em performance. Realizou também com distinção o Mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.  Em parceria com o violinista Carmelo de los Santos, lançou o CD “Sonatas Brasileiras” gravado ao vivo, pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos 2009 de Melhor CD Erudito. Tem colaborado com importantes musicistas brasileiros e do exterior e atuado como solista de orquestras do Brasil, sob a batuta de Camargo Guarnieri, Isaac Karabichevsky, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, e outros. Suas gravações incluem também o Diálogo para Piano e Orquestra de Bruno Kiefer com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, além de obras de Armando Albuquerque, Edino Krieger, Camargo Guarnieri, Flávio Oliveira, Luciano Zanatta e Vagner Cunha.

PROGRAMA

 

B. Blauth(1931-1993)

Trio (1960)

Choro

Noturno

Galhofa

 

P. Tchaikovsky (1840-1893)

Trio em Lá menor, op. 50

I - Pezzo elegiaco — Moderato assai – Allegro giusto

II - Tema con variazione — Andante con moto / Variazione finale e coda — Allegro risoluto

e con fuoco – Andante con moto

bottom of page