Fellipe Oliveira, baixo-barítono
Rafael Andrade, piano
FELLIPE OLIVEIRA
O Baixo-Barítono Alagoano iniciou os estudos de Canto com a profª Fátima de Brito, em Maceió. Após deixar o curso de Medicina no 4º ano pela música, cursou o Bacharelado em Canto na UNESP, sob a orientação de Martha Herr e fez aperfeiçoamento com Isabel Maresca. Ganhador de prêmios em todos os concursos de canto que participou no Brasil transferiu-se em 2006 para Glasgow – Escócia, onde concluiu os Mestrados em Ópera e em Vocal Performance no Royal Conservatoire of Scotland, com bolsa integral do Associated Board of Royal Schools of Music. Foi também bolsista da Fundación Carolina e da Samling Foundation. Aperfeiçoou-se por 4 anos com a famosa soprano Mirella Freni, em Modena, Itália.
Desenvolve carreira no Brasil e no exterior. Já colaborou a Royal Scottish National Orchestra, Orquestra Amazonas Filarmônica, com as Orquestras Sinfônicas de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Paraíba, Orchestra Regionale Dell’Emilia Romagna, Orchestra Arturo Toscanini e Orchestra Regionale Abruzzese. Em ópera já cantou os papeis título em “Don Giovanni”, “Eugene Onegin” e em “Don Pasquale”. Foi também Guglielmo em “Cosi Fan Tutte”, Bartolo em “O Barbeiro de Sevilha” e Papageno em “A Flauta Mágica” entre outros. Na temporada 2014, estreou em concerto no Teatro Bolshoi, em Moscou. Em 2015 estreou no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando o papel-título em “As Bodas de Fígaro”. Aclamado pela crítica e pelo público, retornou na temporada 2016 como Schaunard em “La Bohème”. Em 2017 foi professor convidado e solista da Missa de Alcaçúz no VIII Festival Internacional de Música de Campina Grande. Próximos compromissos incluem participação nas temporadas líricas do Teatro Comunale de Ravenna, Lucca, Pisa, Livorno e Modena.
RAFAEL ANDRADE
Atualmente é um dos pianistas co-repetidores mais requisitados do Brasil. Bacharel em piano pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), em 2009 transferiu-se para a Espanha para continuar seu aperfeiçoamento no Centre de Perfeccionament Plácido Domingo do Palau de les Arts Reina Sofia (Ópera de Valência), sob direção do maestro italiano Alberto Zedda. Posteriormente, foi bolsista do curso de verão da Academia de Ópera do Teatro Bolshoi, em Moscou e foi membro do programa jovens artistas Domingo-Cafritz na Washington National Opera nos Estados Unidos, sob orientação de Plácido Domingo e Louis Salemno.
Desde seu retorno ao Brasil em 2012, vem colaborando com os principais maestros em atividade no país e com algumas das principais companhias e casas de ópera brasileiras como a Companhia Ópera Curta de São Paulo, Theatro São Pedro, Theatro Municipal de São Paulo e o Festival Amazonas de Ópera. Desenvolve também um extenso trabalho de preparação de repertório com os principais cantores da cena lírica nacional.
PROGRAMA
ALMA CIGANA
J. Brahms (1833 – 1897)
Zigeunerlieder (Canções Ciganas), Op. 103
He, Zigeuner, greifein die Saiten...
Hochgetürmte Rimaflut...
Wisst ihr, wann mein...
Lieber Gott, du weiβt...
Brauner Bursche...
Röslein dreie in der Reihe...
Kommt dir manchmal…
Rote Abendwolken…
A. Dvořák (1841 – 1904)
Zigeunermelodien (Melodias Ciganas), Op. 55
Mein Lied ertönt...
Ei! Ei, wie mein Triangel...
Rings ist der Wald...
Als die alte Mutter...
Reingestimmt die Saiten! ...
In dem weiten, breiten...
Darf des Falken Schwinge...
E. Granados (1867 – 1916)
Canto Gitano
M. Sandoval (1902 – 1953)
Serenata Gitana
L. Hekel Tavares (1896 – 1969)
Funeral D’um Rei Nagô
A. Medeiros (1963)
Suite Impressões Alagoanas Baiana, Baianá
Guerreiro Valente
Côco Embolado
Nau Catarineta
Boi Pintado