CONCERTOS UNIMED
Goiânia, 06 de dezembro de 2023
Enrique Graf | piano
PROGRAMA
Eduardo Gilardoni (1935-2022)
Sonatina No. 2
Allegro
Adagio
Presto
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Alma Brasileira - Choros No. 5
Mariano Mores (1918-2016)
Taquito Militar
Eduardo Fabini (1882-1950)
Estudio Arpegiado
Hector Tosar (1923-2002)
Danza Criolla
Franz Liszt (1811-1886)
Sonata em si menor
Enrique Graf, piano
Pianista uruguaio, iniciou sua trajetória musical em Montevidéu, com sua mãe como primeira professora. Com uma bolsa da Organização dos Estados Americanos e do Peabody de Baltimore Conservatório, estudou com Leon Fleisher. Destacou-se ao vencer prêmios como o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Piano William Kapell e as East and West International Auditions em Nova York.
Ao longo de sua carreira, Graf se apresentou em prestigiosas salas nos Estados Unidos, México, Itália, Brasil, Inglaterra e Filipinas, incluindo o Lincoln Center, Kennedy Center e Carnegie Hall. Como solista, colaborou com diversas orquestras, apresentando um amplo repertório que abrange Bach, Mozart, Beethoven, Liszt, Rachmaninoff, e estreias de obras contemporâneas.
Graf também integrou grupos de câmara renomados, como Cuarteto Latino Americano e Baltimore Wind Ensemble. Suas gravações receberam elogios, incluindo o CD de obras de Poulenc com a Orquestra Sinfônica de Charleston, considerado Melhor do Mês pelo London Sunday Times. Além de sua carreira como pianista, Graf é reconhecido como um destacado professor de piano, ministrando master classes em instituições renomadas ao redor do mundo. Fundador de festivais internacionais, recebeu o Prêmio Imigrante da American Immigration Lawyers Foundation.
A crítica o descreve como um dos pianistas brilhantes dos nossos tempos (The Washington Post), um dos melhores intérpretes da sua geração (El País) e destaca seu virtuosismo impressionante (The New York Times). Sua musicalidade é aclamada como seu cartão de visita(La Nación), e o público é aconselhado a aproveitar a oportunidade de ouvir Graf ao vivo (Newark Star Ledger).